quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Beijando o Bono

Bono Bono Bono Bono.

Comecei a ser fã do U2 quando eu tinha 11 anos de idade e tinha que fazer um trabalho pra inglês de traduzir uma música. Era em dupla e a minha colega Renata tinha uma irmã mais velha, a Aline, que tinha o cd Zooropa e fizemos a tradução de Lemon. Depois desistimos pq na verdade a letra daquela música era muito besta e fizemos a tradução de California Dreamin' do The Mamas and The Papas. A letra era menos besta.

Aí, na época eu achava Numb uma música tri legal e One virou a minha música favorita. Até surgirem outras, claro, mas é que One eu sabia cantar junto.

Aí eu cresci, tive outras descobertas musicais mas o U2 sempre ocupava um bom lugar no pódio. Com o Bono se reiventando (só perde pro David Bowie) , o The Edge usando aquela touca ("o The Edge"? isso tá errado, ficou igual àquele filme, Mike Olhos Azuis, que o restaurante era "The La Traviatta"! Enfim...), o Larry Mullen Jr. sendo o baterista que dá um show pros ouvidos e pros olhos e o Adam Clayton sendo o tio quieto no canto dele.

Mas aí eu cresci mais ainda começo a achar que o Bono devia se reiventar mais uma vez, porque eu não agüento mais a cara dele. Quero dizer, meia cara dele, a metade de baixo pois na metade de cima tem aqueles óculos que já estão me dando nos nervos desde os últimos 5 anos.

Tipo, acho muito louvável todos os esforços para uma igualdade política e social que ele faz. O cara não cansa de lutar pelos pobres e oprimidos. Palmas pra ele! E ainda tem tempo de escrever músicas. E produzir. E fazer turnês espetaculares. Mas mesmo assim, não tá mais descendo pela minha garganta.

Se um dia ele morrer (será que ele vai ser mais um Elvis-John Lennon-Kennedy que todo mundo ainda tá em dúvida se morreu ou não?) tenho certeza de que alguém vai levantar a pergunta: Ele vai ser canonizado?

Na revista da MTV, a manchete atual é "Bono: Santo ou Rock Star". PERAÍ!!!!! Não é como se fosse uma linha tênue entre um e outro! Na verdade, são duas expressões antônimas, certo?
Pra mim, ele é rock star com uma consciência social. E só!

Mas devo ser a única, pois agora aquela menininha que subiu no palco pra dançar coladinha nele, fazer uns carinhos e levar um beijinho (sério, Bono, te reinventa!!) agora tá sendo considerada para ser a mais nova contratação da Globo. PRA FAZER O QUÊ??? Dançar coladinha com os outros, fazer uns carinhos e levar um beijinho? Mas que baita currículo que ela deve ter pra fazer isso, não é mesmo? Tipo, um currículo digno do MIT. (Também não posso esperar muito mais de uma emissora que ainda tá pagando o Faustão para "animar" os domingos da família brasileira que já tem problemas suficientes.)

Mas, por outro lado, vai ser uma competidora à altura das Gimenez e Galisteus da vida, que também alcançaram a fama fazendo um pouco mais que dançar coladinha, fazer uns carinhos e levar um beijinho de homens muito famosos. Essas mulheres sabem fazer negócio!! Só que antigamente o nome desse negócio era outro...

Boa noite e boa sorte!

Nenhum comentário: