quarta-feira, abril 26, 2006

WHITE HOUSE, DARK WORLD

Essa semana eu vi alguns episódios da série "House", que passa no Universal Channel. É a única série, hoje em dia, que eu tenho paciência para ver do início ao fim. Para quem não conhece, é sobre o Dr. Gregory House, um médico cínico, sardônico, brilhante. Hugh Laurie é quem interpreta o Dr. House e o cara é ótimo!

Num episódio que eu assisti (reprise) nesta semana, um senador afro-americano é internado no hospital com uma doença que está piorando cada vez mais e ninguém sabe o que é (isso, aliás, é o resumo de todo e qualquer episódio do House, só muda o doente). O que me chamou atenção, foi numa parte que o senador pergunta ao Doutor House: "Então quer dizer que eu não vou poder concorrer à presidência?". Rápido e irônico como sempre, House responde algo mais ou menos assim: "Ora, vamos, não se iluda. Você não ia conseguir mesmo! A Casa Branca não tem esse nome por causa da cor que usaram para pintá-la!"

Terrível e racista? Sim e não. Terrível e realista. Afinal, quem consegue imaginar que o Brasil um dia vai eleger um presidente negro? Que dirá os Estados Unidos!! Racismo nunca fez sentido. Principalmente no nosso país. País da miscigenação. As pessoas recebem tratamento diferente por que tem a cor da pele diferente. Recebem funções diferentes e salários diferentes. Educação diferente e oportunidades diferentes.

E pior! Recebem olhares diferentes e tons de voz diferentes. Comentários diferentes. Pensamentos diferentes. Perguntas diferentes. Respostas diferentes.

Nunca vou entender o preconceito em geral. Dizem que o preconceituoso na verdade só é alguém que tem medo do desconhecido. Do diferente. Ah, poupe-me. Eu tenho medo de várias coisas, até do desconhecido, dependendo do que for, onde e quando, vá lá. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Mais um bom argumento para os Criacionistas. O ser humano não evoluiu necas! Zero. Enquanto colocarmos valores em pessoas e decidirmos que uns são inferiores, é porque não entendemos nada de nada. Não sabemos o motivo de estarmos vivos. Não existe Deus. Não existe Jesus morrendo por mim na cruz para me salvar. Não existe Espírito Santo falando comigo e me convencendo do que é certo. E não existe cristão, porque cristão é quem crê e segue a Cristo. E Jesus Cristo não tem preconceitos. Simples, né? Mas muita gente age como se não entendesse isso. Uma vez alguém escreveu que, se Jesus Cristo aparecesse visivelmente e fosse negro (também pode ser índio, mulato, asiático...), muita gente ia virar ateu. Desculpem, mas acho que não iam mudar muito...

Edição 2009: Olha o Obama aí, geeeente!!! Como vidente eu sou uma ótima blogueira...

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga maryly. Largue tudo e vá para o jornalismo. hehehe

adoro teu blog

aposto em ti.


beijo enorme